Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 3 de julho de 2011

Aromaterapia


A Medicina dos Aromas

Flor da LavandaDesde as eras mais remotas, os antigos já conheciam o poder da Aromaterapia. Esse conhecimento se expandiu ao longo dos séculos em diversas culturas, e constitui a base da Aromaterapia: tratar a saúde do corpo, da mente e do espírito através da utilização de óleos essenciais, a forma mais concentrada de energia vegetal. A Aromaterapia moderna nasceu com trabalhos desenvolvidos pelo químico francês René-Maurice Gattefossé. Pois bem, o que é Aromaterapia? É um ramo da medicina natural que emprega óleos essenciais visando resolver os problemas do homem dentro de uma concepção holística.
Os tratamentos com óleos essenciais datam de aproximadamente 6.000 a.C. Egípcios e mesopotâmicos já os empregavam em medicamentos, cosméticos e rituais religiosos. Outras referências sobre essas substâncias aromáticas também podem ser encontradas em passagens da Bíblia. Através dos tempos, seu uso nunca foi esquecido. Sabe-se que na Idade Média os europeus, convencidos de seu poder anti-séptico, usaram ostensivamente plantas odoríficas para combater a peste negra. No início deste século, a pesquisa científica sobre o uso dos óleos essenciais teve início por intermédio do químico francês René Maurice Gatterfossé, que teve seu trabalho motivado por uma experiência pessoal. Ao utilizar óleo essencial de lavanda para tratar sérias queimaduras que sofrera numa das mãos, ele constatou seu grande potencial regenerador, lançando-se então a estudar as aplicações terapêuticas dos óleos. Mais tarde, ele criaria o termo “Aromaterapia”.
Plantação de Lavanda
- Plantação de Lavanda (Lavandula officinalis)
O trabalho de Gattefossé inspirou o médico Jean Valnet a utilizar óleos essenciais no tratamento de combatentes feridos durante a 2ª Guerra Mundial, obtendo com eles excelentes resultados. A publicação, por Valnet, do livro Aromathéraphie em 1964 marca o crescimento do interesse por esta “medicina dos aromas” na Europa. A Aromaterapia é uma forma de de se tratar doenças mentais e físicas através da inalação e da aplicação externa de óleos essenciais durante a digitopressão que pressiona determinados pontos no corpo ou simples massagens. As massagens e as inalações com óleos essênciais tratam problemas mentais enquanto a massagem e o uso interno dessas essências concentradas tratam problemas físicos. Problemas de pele são tratados através de aplicações externas de óleos essenciais em produtos aromaterápicos.
O olfato é um dos nossos sentidos mais poderosos. Os perfumes e aromas têm grande influência sobre homens, mulheres e animais. Ao inalarmos algo, renunciamos à nossa própria individualidade de forma ainda mais completa do que quando tocamos algo. Deixamos que o aroma nos invada e nos abrimos à fragrância.
O perfume é parente da respiração. Junto com ela, penetram nos homens, que dele não podem se defender, a menos que não queiram viver. E o perfume penetra no nosso âmago, vai diretamente ao coração e escolhe para sempre entre afeição e desprezo, repulsa e atração, amor e ódio. Aquele que dominar os perfumes, dominará os corações dos homens.
- Patrick Susskind
Um dos fatores que diferenciam de outros tratamentos é sua forma de utilização, que além de terapêutico, pode ser facilmente incorporada ao dia-a-dia em banhos, massagens, cosméticos, aromartização ambiental, nos cuidados com as crianças e até mesmo com os animais de estimação.
Hoje os óleos essenciais podem ser encontrados na maioria das farmácias da Inglaterra e da França, países em que a Aromaterapia representa uma opção de tratamento cada vez mais adotada por médicos, terapeutas e profissionais da área de saúde.

Aromaterapia Para Uso em Humanos

aromaterapia_humanosDesde as eras mais remotas, os antigos já conheciam o poder da Aromaterapia. Esse conhecimento se expandiu ao longo dos séculos em diversas culturas, e constitui a base da Aromaterapia: tratar a saúde do corpo, da mente e do espírito através da utilização de óleos essenciais, a forma mais concentrada de energia vegetal. A Aromaterapia moderna nasceu com trabalhos desenvolvidos pelo químico francês René-Maurice Gattefossé. A Phytoterápica acredita que a Aromaterapia é capaz de mudar para muito melhor a qualidade de vida das pessoas.

Aromaterapia Para Uso em Animais

Aromaterapia Para AnimaisOs efeitos terapêuticos da Aromaterapia nos animais é mais rápido e efetivo por terem o olfato muito mais desenvolvido que o dos humanos, por isso respondem muito bem ao tratamento. A absorção dos óleos essenciais se dá pelo olfato e também através da pele. As ramificações dos nervos olfativos na cavidade nasal de um cão por exemplo, ocupam cento e sessenta centímetros quadrados e no homem ocupam cinco centímetros quadrados. As células olfativas, no homem, são em número de cinco milhões, em um cão pastor alemão por exemplo, são duzentos e vinte milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário