Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 20 de agosto de 2011

Terapia Auricular ou Auriculopuntura



A terapia Auricular, têm ajudando inúmeras pessoas no emagrecimento, intestino preso e retenção de liquidos.


Esta técnica baseia-se no princípio de que os pontos auriculares estão relacionados com as várias partes do corpo. A sua estimulação vai actuar nos órgãos correspondentes, auxiliando-os a encontrar o seu normal funcionamento.




A orelha é composta por tecido cartilaginoso onde circulam numerosos nervos importantes, os quais actuam como condutores, recebendo e emitindo informações sensoriais importantes.



A terapia auricular, também designada de auriculopuntura ou auriculoterapia, é praticada há milênios pelos chineses, sendo inclusivamente uma técnica integrante da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), como também de outras culturas antigas, em particular pelos egípcios.

Na década de 50, o médico francês Paul Nogier, reorganizando e catalogando os pontos, codificou o mapa de terapia auricular, no qual a orelha representa um feto de cabeça para baixo

Existem mais de 130 pontos na orelha, os quais têm efeitos terapêuticos comprovados pelas experiências clínicas antiga e moderna.

As formas de estimular os pontos auriculares são similares aos utilizados na acupuntura tradicional, sendo a mais utilizada a aplicação de agulhas nesses pontos, após diagnóstico e escolha prévia do tratamento.

As agulhas são mantidas nos pontos auriculares, em função da necessidade do tratamento, variando normalmente entre 15 a 30 minutos nos casos agudos e uma hora ou mais em patologias crônicas. Em alguns casos utilizam-se inclusivamente agulhas muito pequenas, de mola ou pressão, ou mesmo esferas ou sementes, que se aplicam nos pontos auriculares e se fixam com um pequeno adesivo na orelha, mantendo-se nesses pontos durante alguns dias, reforçando o efeito da sessão de tratamento.


Através da auriculoterapia podemos tratar cerca de 200 doenças, entre as quais estão:  de carácter funcional,  de carácter neurótico e psicótico: cefaléias, neurastenia, insônia, depressão, ansiedade, sintomas neurológicos etc.

Podemos tratar também doenças de caráter estrutural como cervicalgias, dores lombares e das pernas, ciatalgias, dismenorréias, dispepsias, úlceras gástricas e duodenais, gastrite, colescistite, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, doenças do aparelho urinário, como prostatite, hiperplasia prostática benigna; doenças alérgicas; dependências como alcoolismo, drogas, tabagismo, tratamento para a beleza e anti-envelhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário